quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ética um caminho seguro para a vida

Já estamos na segunda postagem sobre ética. A primeira foi uma introdução, esta especifica mais o significado de ética. Já se pode esboçar a conjugação da ética com o texto sobre a Verdade que liberta. Boa leitura.

Não esqueça – Vamos discutir, trocar idéias, criticar, participar.

Um grande abraço.
Jorge Wagner



Ética um caminho seguro para a vida

Introdução

            A ética não pode ser considerada um valor ultrapassado ou inválido, porque algumas pessoas desejam. Embora, tenha nestes dias muita controvérsia, pode-se dizer que sua validade é respaldada pela própria necessidade de rever ações que contrariam o bom senso e dificultam diversas ações na sociedade hodierna.

            A questão central é que se fala muito a respeito do ser ético em vários neveis, entretanto, não se pode negar que há dificuldade em entendê-la em sua amplitude e contexto. Para dimensionar sua abrangência precisamos evocar seu caráter para aplicá-la na vivência quotidiana.

Escopo

Ética: uma definição

A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é a ciência de uma forma específica de comportamento humano. [VASQUEZ, Adolfo Sánches. Ética. 2a ed. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. p. 12]

            Por sua formulação a moral muda conforme os tempos e lugares, e a cada momento deve-se definir ou redefinir o caráter moral que rege a sociedade, então como saber se a moral está sendo empregada de maneira correta, ou se é plenamente válida naquilo em que efetivamente foi empregada?

            Para resolver tal questão necessita-se da ética, que terá a incumbência de estudar os modelos morais e redefini-los se necessário.  Significa que ela deve querer à racionalidade e a objetividade [VASQUEZ, Adolfo Sánches. p. 12] para proporcionar conhecimentos, metódicos, sistemáticos, de maneira que se possa comprová-los no momento de executar a moral.
            A ética ainda deve ser entendida, como:

Uma reflexão sistemática sobre o comportamento moral. Ela investiga, analisa e explica a moral de uma determinada sociedade. Compete à ética, por exemplo, o estudo da origem da moral, da distinção entre comportamento moral e outras formas de agir, da liberdade e da responsabilidade. [VASQUEZ, Adolfo Sánches. p. 12]

     A ética deve ser entendida em sua ação global, pois é ela quem vai discutir os assuntos mais relevantes de nossos dias. Ela esta presente nas discussões sobre experiências na engenharia genéticas, ciências biomédicas, transplantes de órgãos, poluição, etc. Mas acima de tudo devemos vê-la nas relações políticas.


Campo da Ética

Para perceber o campo da ética é necessário que se tenha claro que os problemas dela são caracterizados pela sua generalidade e isto a distingue dos problemas morais do dia a dia, que são caracterizados por situações pontuais e concretas.
A ética é teoria que pesquisa ou explica um determinado tipo de experiência humana ou forma de comportamento. Sendo assim seu ponto de partida é a existência da história da moral, significa que ela toma como ponto de partida a “diversidade de morais” [VASQUEZ, Adolfo Sánches,  p. 12], juntamente com seus princípios, normas e valores.
Como outra ciência qualquer a ética se defronta com fatos humanos, de valores e relevância para a vida social. Com esta postura ela fornece o entendimento racional de um aspecto real, efetivo, do comportamento humano.


Notas Conclusivas

            A ética deve ser entendida como mediadora das situações morais da época presente. Sua racionalidade e sua cientificidade opõem-se ao senso comum, ao determinismo que tenta fazer a sociedade acreditar que aquilo que já está estabelecido deve ser tomado como legítimo e verdadeiro pronto para ser usado.

            Na medida em que as dúvidas aparecem devem ser dirimidas de maneira coerente e prática. De modo, que seja praticada e viabilizada no ambiente ao qual esta sendo tratada no momento em que os acontecimentos exigirem sua ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário