terça-feira, 5 de julho de 2011

Tens fé? Onde estão os frutos?

“Vós sois o sal da terra (...). Vós sois a luz do mundo (...)” Mateus 5. 13-14

Somos chamados para ser bênção e para espalhar a santidade bíblica no mundo (João Wesley). A preocupação básica da Igreja deveria ser a missão e para torná-la real deveria dispor de todos os meios para propagar o Evangelho, a Boa Nova de Cristo ao maior número possível de  pessoas.
Estamos às vésperas de um Concílio Geral. Esperamos que entre as discussões, seja realmente privilegiada a discussão sobre a missão. É importante tratar da organização da igreja, escolher bispos, mas, a missão é condição primeira para a vida e o viver a igreja.
João Wesley tinha claro e distinto a visualização do papel da igreja. Entretanto, hoje, nós metodistas temos uma crise de identidade, já não Sabemos a “que veio a igreja”. Se, é para ter um número expressivo de gente de modo a se igualar a outras denominações ou ser sal e luz para um mundo caótico.
A questão, embora seja negada, é que no fundo a maior parte das discussões é somente semântica. Estamos nos esquecendo de produzir frutos, isto é, se temos fé como igreja, onde estão os frutos. Por questões semânticas nos dividimos e nos desentendemos. Com isso o que produzimos é muito pouco em face das necessidades. Nosso discurso não bate com a nossa prática.
 Jesus entendia que a Missão se destinasse aos pobres deste mundo. Aos doentes, necessitados, sem esperanças, aos oprimidos de todas as naturezas. Há que resgatar o sentido último do significado de ser Igreja de Cristo. É hora de darmos as mãos e humildemente nos colocarmos a disposição do Espírito Santo e reagir a mesmice que atrapalha a vida. Vamos superar os conflitos e caminhar ecumenicamente juntos.

Rev. Jorge Wagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário